A iniciativa completou, no último dia 1 de fevereiro, dois anos de atuação, com a marca de cerca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos ativos para o compartilhamento de dados financeiros, de acordo com informações do Banco Central.

Com mais de 800 instituições participantes, o Open Finance brasileiro se destacou no quesito “Ambiente regulatório”. Além de receber um prêmio na FinTech and RegTech Global Awards 2022, organizado pela Central Banking, na categoria “Data Management Initiative Award”.

Tudo indica que o Brasil logo irá superar o Reino Unido (grande referência mundial nesse tipo de compartilhamento) no quesito número de usuários. Afinal, em seu primeiro ano de operação, o Open Finance brasileiro atingiu cerca de 5 milhões de clientes ativos, número que os britânicos demoraram 5 anos para atingir.

Para o ano de 2023, é esperado que novos grupos de produtos e serviços passem a oferecer esse compartilhamento de dados como seguro, previdência, câmbio e investimento. Além disso, também há a expectativa da criação de novas funcionalidades para empresas, além da melhoria de funções que já existem para o consumidor pessoa física.

E aí Arnaldo? Nós da OX somos apaixonados pelo tema e vemos que essa evolução em 2022 foi maior do que o esperado, porém ainda temos que criar mais soluções atraentes para que o usuário final seja incentivado a compartilhar seus dados. Acreditamos que esse ano ainda seja de muita construção, mas de 2024 em diante iremos assistir um boom de produtos open banking based! 😃